Mês Mundial do Brincar: As crianças precisam de tempo para serem crianças.

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Quem aqui não morre de saudades de quando era criança e passava horas e horas brincando? Esconde-esconde, bola de gude, boneca, pega-pega, carrinho de rolimã, amarelinha… Nossa, são tantas brincadeiras que fica até difícil lembrar de todas! Foi pensando na importância desse ato tão simples e gostoso que é brincar, que a Aliança pela Infância idealizou o Mês  Mundial do Brincar que acontece em maio, com o tema “Brincar de corpo e alma”.

Mas afinal, o que é o Mês Mundial do Brincar?
É um período de mobilização promovida por todos os núcleos da Aliança pela Infância no Brasil, com o intuito de lembrar os adultos sobre a importância das brincadeiras para o desenvolvimento de nossos pequenos. Dessa forma, educadores, pais, comunicadores, médicos e instituições privadas e governamentais promovem, todos juntos, um mês com uma série de atividades – como brincadeiras abertas para a comunidade, palestras e ciclos de debates – que buscam valorizar e lembrar a importância do Brincar.

Aliança pela Infância, o que é isso?
A Aliança pela Infância é um movimento mundial – Alliance for Childhood -, que busca refletir sobre os cuidados e a educação de crianças por todo o mundo. Esse movimento surgiu na Inglaterra, em 1997, a partir da preocupação de um grupo de pessoas com a situação da infância na atualidade, levando em consideração toda a falta de tempo e de espaço, o consumismo e as cobranças que rodeiam os pequenos e pequenas nos dias de hoje.

Brincando e Aprendendo
Além de propiciar a interação social, as brincadeiras são essenciais para o desenvolvimento dos pequenos em diversos aspectos. De acordo com Fernanda Veiga, Pedagoga da Leiturinha e especialista em relações interpessoais: “A percepção guiada pelo senso-comum, põe-se a interpretar o brincar como um momento apenas de ócio ou entretenimento. No entanto, através de pesquisas, podemos afirmar com toda a convicção que isto não corresponde à realidade. Quando os pequenos brincam, eles desenvolvem sua imaginação, sua capacidade de organização, assimilação de regras e execuções psicomotoras”.

As crianças precisam aprender a brincar sem brinquedo também!
Prova disso é que as teorias de desenvolvimento interpretam o ato de brincar como uma experiência para a formação da personalidade e não uma oposição às responsabilidades e ao aprendizado. De acordo com teóricos como Piaget e Wallon, brincar permite que a criança conheça o mundo à sua volta, os objetos e também os afetos e comportamentos humanos.

Tempo para ser criança
Sabemos que, hoje em dia, nossos pequenos são cercados por atividades e elementos que em nossa época não existiam ou não eram tão comuns. Tais como as diversas tecnologias, horários completos por atividades extracurriculares, a abundância de informação e conteúdo, entre outros fatores.

Esse contexto é muito rico e proporciona inúmeras possibilidades e aprendizados. No entanto, nós adultos, também temos que valorizar os momentos livres em que as crianças podem soltar a imaginação, inventar brinquedos e brincadeiras, cantar, dançar e explorar o espaço ao redor. Pois esses momentos são tão importantes para o desenvolvimento dos pequenos, quanto as horas dedicadas aos estudos e demais tarefas diárias. Por esse motivo, também é papel da família, da escola e da sociedade como um todo proporcionar momentos em que os pequenos e pequenas possam se dedicar inteiramente ao ato de brincar! Afinal, não podemos nos esquecer de que as crianças precisam de tempo para serem crianças.

Fonte: Leiturinha