10 brincadeiras para divertir a criançada no verão

. .

Na praia, na piscina ou em casa, criatividade e disposição para garantir a diversão dos pequenos durante as férias de verão

verao

Crianças costumam ser cheias de energia e de vontade de aproveitar todos os momentos, mas, muitas vezes, acabam se entediando e esperando que os adultos proponham alguma atividade para que se divirtam. E quem tem filhos ou convive com crianças sabe que é preciso uma boa dose de criatividade e muita disposição para deixar os pequenos ativos e felizes.

Para dar uma mãozinha aos pais, tios, avós e cuidadores, preparamos uma lista com brincadeiras e atividades que – faça chuva ou faça sol – vão divertir crianças e adultos neste verão.

Brincadeiras para aproveitar melhor a praia

O mar, a areia e o sol são ótimos aliados para inventar brincadeiras num dia de praia.

reino

 

1 – Competição de castelos de areia

Com baldinhos e brinquedos de praia, proponha que as crianças façam castelos de areia usando elementos obrigatórios, como conchas, gravetos, folhas e palitos de picolé (no fim da brincadeira, lembre os pequenos que devem jogar o lixo na lixeira!). Ou peça outros quesitos, como ter três andares ou ter cinco janelas. Ganha a criança que terminar primeiro.

2 – Encher o balde

Disponha baldinhos na areia de acordo com o número de crianças. Cada uma deve ter um copo com o qual deverá pegar água do mar e encher o balde. Para a brincadeira ficar mais divertida e refrescante, uma criança pode ficar sentada segurando o balde sobre a cabeça, e quando o balde encher, ela tomará um banho.

 

3 – Conchas ao alvo

Risque cinco círculos concêntricos na areia como um alvo e numere a pontuação de um a cinco (de fora para dentro). Cada participante deve ter três conchas ou pedrinhas e jogá-las no alvo. Ganha quem somar mais pontos.

Essa brincadeira pode ser feita trocando o alvo por buracos na areia, os pontos devem ser em ordem crescente, do buraco mais próximo para o mais afastado.

Ih, choveu! Brincadeiras para fazer dentro de casa

 

Chuva também pode ser sinônimo de diversão. Além do clássico “cineminha em casa”, algumas brincadeiras podem animar os dias chuvosos.

4 – Quem sou eu

Crianças que já sabem ler adoram essa brincadeira. Basta escrever nomes de animais ou personagens conhecidos em pedaços de papel, dobrar os pedaços e colocar em uma caixa. Um jogador sorteia um papel e, sem ler, cola na própria testa. Depois deve fazer perguntas, por exemplo, “sou grande?” ou “sou um super-herói?” (que só podem ser respondidas com “sim” ou “não”) até acertar.

5 – Acampamento

Faça cabaninhas ou barracas com lençóis pendurados em cadeiras. Coloque almofadas ou colchonetes para simular um acampamento. A brincadeira pode incluir lanches, rodadas da piada, jogo de mímicas, hora das histórias de terror e até um “luau” com a luz de uma lanterna e muita música.

 

6 – Jogo dos sete erros

Escolha um cômodo da casa onde a criança deverá entrar e olhar em volta (por um minuto, mais ou menos). Em seguida, a criança sai do cômodo e os outros participantes deverão mudar de lugar, inserir ou esconder objetos – devem ser feitas sete mudanças, que serão os “erros”. A criança volta ao ambiente e para encontrar esses erros.

7 – Areia mágica

Areia mágica (cinética) é uma variação da boa e velha massinha de modelar que rende muitas horas de diversão para a criançada (e os adultos também adoram).

Para fazer a areia, você vai precisar de uma xícara de areia fina, duas colheres de sopa de amido de milho, uma colher de chá de detergente para louça, água (quantidade necessária) e corante alimentício. Basta misturar todos os ingredientes e ir a adicionando a água aos poucos até virar uma pasta. Após descansar por duas horas, está pronta para modelar.

O quintal é um mundo a ser explorado

Quintais de casa ou áreas comuns de condomínios são ótimos espaços para reunir as crianças para uma tarde de brincadeiras.

 

8 – Corrida de avião de papel

Com fita adesiva, desenhe cinco quadrados (como se fosse uma escada). Coloque pontos de um a cinco nesses quadrados. Cada criança deverá fazer um avião de papel e jogá-lo em direção aos quadrados. Ganha o dono do avião que voar mais longe a cada rodada.

9 – Fazer e soltar pipas de papel

Pipas são brinquedos fáceis de encontrar e muito baratos, mas quando as crianças colocam a mão na massa e fazem a própria pipa, a brincadeira fica ainda melhor.

Para cada pipa, é preciso:

– Papel de seda (quanto mais cor, mais bonita a pipa)

– Duas varetas finas de madeira ou bambu de 50 e 60 cm

– Um carretel de linha de pipa nº 10 ou linha de algodão, mais ou menos 30 m.

– Pedaços de fita colorida

– Cola branca

-Fita adesiva ou isolante

– Régua

– Tesoura

– Caneta

Pegue a vareta de 50 cm e coloque-a sobre a de 60 cm de modo a formar uma cruz. Cole as varetas e fixe com a linha até ficar bem firmes. Faça entalhes de 3 a 5 cm em cada uma das quatro pontas das varetas. Estique a linha pelos entalhes (cuidado para não entortar as varetas), formando o quadro da pipa. Finalize na ponta de baixo, enrolando para firmar bem.

Corte 50 cm da linha, faça um furo logo acima de onde as varetas se encontram. Passe a linha pelo furo. Em seguida, puxe uma ponta da linha por dentro do furo e amarre bem ao redor do cruzamento entre as varetas. Nessa linha você deve amarrar o restante do carretel, que será usado para empinar a pipa.

Recorte o papel, deixando um centímetro de sobra. Cole o papel sobre o quadro.

Faça a rabiola amarrando pedaços de papel de seda com nós em um metro de linha. Prenda a rabiola na ponta na pipa (lado maior da cruz).

Assim que a cola secar, a pipa está pronta!

10 – Caça ao tesouro

Esconda um tesouro (que pode ser uma caixa de doces, figurinhas ou pequenos brinquedos) em algum lugar do quintal ou do condomínio. A primeira pista deve ser lida em voz alta para todas as crianças, que podem estar dividas em equipes. Escreva pistas em forma de charadas, de modo que uma pista leve a um lugar onde está a próxima pista. Vence quem encontrar o tesouro.

Seja qual for a brincadeira, deixe-se levar pela animação da criançada e brinque junto. Com certeza, todos vão guardar ótimas lembranças deste verão!

Fonte: G1 globo.com