Como criar uma criança feliz? Psicóloga dá 8 dicas que podem ajudar

. .

Especialistas em comportamento infantil afirmam que a felicidade não é algo que pode ser presenteada a uma criança. Todavia, ela pode ser ensinada. Crianças felizes aprendem a ser felizes com as pessoas que estão ao redor.

“Para nutrir este vínculo com os filhos é importante saber qual é o sentido do amor para os pais, se eles tocam a vida em função deste sentimento. Ao descrevê-lo podemos falar diretamente da linguagem e isso permitirá que eles se sintam amados sempre”, explica a psicóloga Helymar Márquez.

Na existe uma fórmula exata para que uma criança seja feliz, pois para isso é preciso considerar a personalidade e necessidades que vão sendo desenvolvidas.

É sempre importante fomentar a imaginação e dar oportunidades infinitas de aprendizagem. Sirva de guia para seu filho. Ajude-o a descobrir o mundo, novas atividades que possam inspira-lo.


Ofereça liberdade para encontrar o próprio caminho, e tranquilidade para que ele entenda que sempre terá apoio para perseguir o caminho que venha a escolher.

“Observar e escutar as demandas dos filhos é importante para interagir com eles em torno dos interesses deles e para que o tempo passado seja de qualidade”, enfatizou a especialista.

CONFIRA 8 DICAS PSICOLÓGICAS QUE PODEM SER CHAVE PARA QUE SEUS FILHOS CRESÇAM FELIZES
Estabeleça um canal de comunicação
Ensine-os a aceitar as frustrações
Deixe que a criança expresse as emoções e desgastes
Valorize as virtudes morais. Ensine-os a compartilhar, o valor da amizade, responsabilidade e disciplina.
Aceite-os como são, com virtudes e defeitos. Nada nem ninguém é prefeito.
Palavras são poderosas. Não seja demasiadamente crítico. Meça sua linguagem, pois ela pode ter muito peso na autoestima de seu filho.
Ensine compaixão. A criança precisa aprender desde cedo a se colocar no lugar do outro.
Ensine gratidão. Isso é fundamental para ele reconheça o esforço dos que estão à volta dele.

Fonte: NUEVA MUJER