Brincadeiras de verão

. .

Aposte em atividades ao ar livre na hora de turbinar as férias dos pequenos

Verão combina com atividades ao ar livre, playground, picolé, pés descalços, risadas de doer a barriga e procurar formatos engraçados nas nuvens. Após um ano de estudos, que tal apostar em brincadeiras de verão para dar um up nas merecidas férias da criançada?

Aposte em atividades ao ar livre. De acordo com o escritor norte-americano Richard Louv, em seu livro “Last Child in the woods” (em livre tradução: A última criança na Floresta), o contato direto da criança com a natureza, como pisar na grama e interagir com os animais em atividades supersimples, inspira a criatividade.

Mãos à obra? Leve a criança para pedalar sua bicicleta no parque, fazer uma pequena reunião em família na praia ou um piquenique.

Brincadeiras de verão
Explore o jardim – Lupas à mão! Convide o pequeno para explorar o jardim, parque ou outros locais que contem com recursos naturais beeem de perto. Analisem os bichinhos, plantas e objetos ao redor com o instrumento de investigação.

Construa um brinquedo – O processo de construção de um brinquedo já se tornará uma diversão e tanto para as crianças. Incentive a reciclagem. Que tal fazer um boliche com garrafas pet cheias de jornal e uma bola de meias velhas? Sucesso garantido!

Mímicas – A qualquer hora e em qualquer circunstância, basta reunir a família e os amiguinhos para um divertido jogo de adivinhação. Não vai dar tempo de contar até três até que as risadas comecem a rolar.

Imite a sombra: com o solzão dessa época do ano o que não vai faltar é sombra no chão. E essa brincadeira consiste em uma criança fazer uma pose e todo mundo tentar imitar a sombra que a pose formou.

Estimule os sentidos – Munido de um saco plástico escolha objetos que encontrar pelo parque como folhas, pedras, galhos e terra. Depois de selecionados os itens, a adivinhação pode começar: tampe os olhos da criança e coloque um objeto por vez em sua mão para que ela descubra o que é.

Banho de espuma – Encha uma banheira infantil ou uma piscininha, acrescentar sabonete líquido para banho, mexer bem a água com as mãos e pronto, a brincadeira refrescante está pronta para os pequenos se esbaldarem.

Escorregar na grama – Morrinho gramado sem obstáculos, um pedaço de papelão: está pronta a diversão. Basta que a criança sente-se sobre o papelão para escorregar!

Maratona dos calçados – Bagunce os calçados das crianças e quem mais for participar da brincadeira. Depois dê um sinal para que elas encontrem seu par e os calce. Quem terminar primeiro ganha a brincadeira.

Pedrinhas divertidas – Escolha algumas pedrinhas, pinte-as com lápis de cor, giz de cera ou canetinha. De rostinhos ou desenhos abstratos: o importante é soltar a imaginação.

Bolhas de sabão – Misture água com detergente e assopre as bolhas de sabão por aí.

Fonte: Tricae